Nesta semana, estive em um debate/palestra sobre a Educação no Brasil. Ouvi a atual Secretária de Educação (Junho 2011), o Senador Cristovam Buarque e mais um parlamentar de esquerda.
Sobre a Secretária digo que ela tem um plano de ação, e utilizou o termo utopia para se referir a algumas estratégias que pensa serem oportunas para melhorar a Educação em Brasília.
O Senador Cristovam falou da Escola com atenção integral aos alunos, da necessidade de contaminar os jovens, no bom sentido para que abracem uma causa e tenhas motivos para se indignarem ou não! Como diria o Caetano. Justo hoje recebi de uma amiga o e-mail que transcrevo vai que cola... vale a pena tentar. Se você simpatizar com a ideia divulgue.
"PROJETO DE LEI N.º 480
INTERESSANTE.
PROJETO DE LEI DO SENADO N.º 480, DE 2007,
DETERMINA A OBRIGATORIEDADE DE OS AGENTES PÚBLICOS ELEITOS MATRICULAREM SEUS FILHOS E DEMAIS DEPENDENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS ATÉ 2014.
Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas. Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.
SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.
Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país. O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.
Ainda que você ache que não pode fazer nada a respeito, pelo menos passe adiante essa idéia.
www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes"
Continuando, e por último ouvi o parlamentar. Este me impressionou, tanto pela eloquência do seu discurso quanto pela paixão pelo assunto que explanou. Contou que esteve em Havard University participando de reunião com vários representantes dos segmentos sociais de vários locais, e pelo Brasil estavam empresários, profissionais de várias áreas, ongs, entre outros.
(Desculpe tentei colocar a foto de Harvad, não consegui, Mas a Net está aí para pesquisa, vai lá e veja que linda!)
Quando se reuniram para falar sobre o Brasil foi consenso de que o caminho para os problemas brasileiros está na Educação. Vibrei, esta e a minha visão.
No entanto, pensei que o personagem a que me refiro ficou surpreso quando um chinês disse-lhe que se o problema mais sério do Brasil é a Educação porque ficam patinando e não encontram a solução.
Lembrei-me de um instrutor do tempo em que estava me atualizando em curso para melhorar minha atuação na função pública era oriental, ensinou a mim e aos demais participantes a importância de sempre em qualquer situação utilizar a indagação ! Porque?
Por que o Brasil não acha o caminho para oferecer educação pública de qualidade? Por que no Distrito Federal aompanhamos o descaso da Secretaria de Educação?
Para ilustrar comentamos uma matéria veiculada na televisão, Rede Record sobre o Caic II Sobradinho. A escola está em péssimas condições uma escada foi isolada para que os alunos não se machuquem. Os sanitários estão sujos e mal cheirosos, A escola é feia e a reportagem mostrou as crianças na hora do recreio correndo, brincando em meio a poeira.
Existem outras escolas iguais e talvez piores do que esta. Já vi ao fim do ano letivo, várias cadeiras danificadas jogadas à um canto, sem os tampos ou sem um pé ou sem o assento, enfim imprópria para uso. Sei que elas foram compradas por preço mais baixo em alguma licitação e não têem resistência para persistirem aos nossos educados alunos.
Bem o que dizia o parlamentar que a educação seja voltada para as necessidades sociais, se houver necessidade de pedreiros que se formem pedreiros, se houver necessidade de agricultor, que se formem o agricultores. Maravilhoso!!!
Será que em Brasília teríamos alguma escola de pedreiros? Agricultores? Teríamos um excelente Curso de Línguas em Ceilândia, gratuito, de fácil acesso e que atendesse a demanda da população. E uma Escola de Música? Equitação? Arte?
A igualdade constitucional esta sim é utópica.
Com que olhos você algo vê algo que a vista não alcança. Quantas vezes a Secretária de Educação visitou a Ceilândia, O Condomínio Sol Nascente, O Condomínio Por do Sol? Varjão, Sobradinho. Planaltina?
Olha gente lá nos condomínios citados, de condomínio só tem o nome, tem um contingente enorme de crianças precisando de Escola, Creches e tudo o mais que a dignidade da vida humana merece, independente do berço do qual emergiram.
Então tudo fica igual e depois falamos que estamos enclausurados em nossas casas quando os bandidos(ignorantes) estão fora realizando todo o tipo de crime.
Estou aqui falando desta forma porque não sou a favor ou contra quem quer que seja na política partidária, muito pelo contrário sou a favor da evolução humana. Principalmente da evolução da classe política dos mandatários da nação.
O Condomínio há alguns anos atrás..
Utopia
(latim tardio utopia, palavra forjada por Thomas More para nomear uma ilha ideal em A Utopia, do grego ou-, não + grego tópos, ou, lugar)
s. f.1. País imaginário em que tudo está organizado de uma forma superior.
2. Sistema ou plano que parece irrealizável.
3. Fantasia.
Fonte: Internet Pireban (dicionário)